terça-feira, 16 de junho de 2009

são tomé

Certo dia, um homem caminhava nos arredores de uma mata, quando encontrou um duende.

- Bom dia! O que fazes por aqui?
- Estou andando um pouco, pensando na vida.
- E você tem sido bom para ela?
- Para a vida? Oras, ela é que deveria ser melhor para mim.
- E já não é boa o suficiente?
- Em determinados pontos sim. Tenho saúde, tenho amigos, tenho uma casa.
- E ainda assim caminha para pensar nela, para questioná-la.
- Tenho problemas financeiros, problemas no trabalho, problemas com um irmão...
- É feliz?
- Algumas vezes.
- Pois saiba que felicidade é estado de espírito e não humor. Feliz ou você é ou nunca foi. E se ainda não foi é porque não parou para sentir a vida, ao invés de pensá-la. Essas alegrias que você sentiu e pensou serem "felicidades" só te ocorrem se você estiver disposto a tê-las. Pode-se ficar alegre com um simples sorriso, com o canto de um pássaro, com o barulho da chuva batendo na sua janela. Um problema, uma briga, uma discussão podem se transformar em inúmeras coisas, boas ou ruins. Basta você mudar o foco. Ajuste suas lentes e verá que muito do que te ocorre é pura invenção de seus pensamentos. A mente desfoca os sentidos. Há coisas que não devem ser racionalizadas e ficam muito mais bonitas assim: sendo simplesmente sentidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário